Cuidados essenciais quanto ao excesso de bagagem em aviões por Marcos Tiahua

24/06/2010 10:26

Todo cuidado é pouco na hora de preparar os artigos que compõem a sua mala de viagem. É que em caso de excesso de bagagem você pode pagar caro por isso. O valor das taxas cobrado para cada quilo extra pode corresponder a 1% em bilhetes não-promocionais. E pode duplicar para 2%, de acordo com a companhia contratada. No entanto é sempre bom checar todas as taxas cobradas pelas companhias. É bom lembrar, que a pesagem máxima também varia com o tipo de viagem a ser realizada, ou seja, regional, nacional ou internacional.

Todo cuidado é pouco antes de embarcar com a bagagem no avião Em viagens regionais, a capacidade máxima em aviões de até 20 assentos é de 10 kg. Em aviões de acima de 20 assentos, o peso máximo permitido é de 20 kg. Os vôos nacionais variam de acordo com o tipo de classe. Ou seja, em classe econômica o peso máximo é de 20 kg. Já em classe executiva ou primeira classe são permitidos cerca de 30 kg de bagagem. Para viagens internacionais, o melhor é checar com as companhias aéreas, pois a variação ocorre de acordo com o país de destino. Se possível, por motivo de precaução, tente checar o peso da bagagem antes de chegar ao aeroporto.

Se você for fazer a sua primeira viagem aérea, é bom ter cuidado com a pesagem até mesmo com a bagagem de mão. Em vôos nacionais, a bagagem de mão não deve exceder a 5 kg e respeitar as dimensões de até 115 cm (soma do comprimento, largura e altura). Já em vôos internacionais, 6 kg é o máximo permitido. Outra observação que deve ser lembrada é que embora você tenha conhecimento da quantidade do peso máximo permitido, é bom saber que qualquer que seja a bagagem a ser transportada deve caber ou acima dos compartimentos ou debaixo dos assentos.