Gruta do Limoeiro - Castelo - ES

20/07/2010 21:52

Situada a 15 km do centro de Castelo, na rodovia Es 166 no sentido Castelo x Venda nova do Imigrante, localizada na Comunidade do Limoeiro, a Gruta do Limoeiro possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.
Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo. Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.
Em 2006 foi iniciado um trabalho de capacitação com os moradores locais através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Castelo e o SEBRAE, com cursos ministrados com enfoque totalmente turístico, para que as potencialidades locais fossem melhor aproveitadas e trabalhadas. Assim, o atrativo turístico Gruta do Limoeiro, passou a ser evidenciada com o trabalho de recuperação e desenvolvimento da atividade turística, em especial no melhoramento e aproveitamento turístico com a confecção de placas de sinalização indicativa e turística, jardinagem e recuperação da estrada de 300 metros (em excelente estado de conservação) que liga o asfalto à Gruta do Limoeiro, além de ampla área de estacionamento para veículos de pequeno e grande porte.
Atualmente as visitas ao local são feitas com agendamento e acompanhamento de um condutor turístico escolhido pela comunidade.
A comunidade também desenvolve o agroturismo, inclusive com a implantação do Projeto Cama e Café.